Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte nossa Política de Privacidade.

Prossegur
Blog da AUGE

Navegue e descubra tudo o que você precisa para alcançar o próximo nível...

Imagem de destaque do Artigo: 3 Fatores Indispensáveis para Aumentar a Produtividade da Equipe

3 Fatores Indispensáveis para Aumentar a Produtividade da Equipe

27/04

3 Fatores Indispensáveis para Aumentar a Produtividade da Equipe. Quer saber como aumentar a produtividade da sua equipe de uma vez por todas? Neste artigo, apresentamos os 3 Fatores Indispensáveis para Aumentar a Produtividade da sua Equipe. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!

Conteúdo:

Colaboradores produtivos geram equipes produtivas. Equipes produtivas fazem empresas serem mais produtivas.

Quando você diz “quero ter uma equipe mais produtiva”, na realidade, você diz querer que cada um dos colaboradores seja mais produtivo.

A questão aqui é como conseguir com que os colaboradores produzam mais em menos tempo...

Separamos para você 3 (três) fatores indispensáveis para que uma equipe seja mais produtiva e alcance melhores resultados:

1 - Ter Metas e Objetivos Claros









Ao saber da premissa básica de que equipes produtivas são formadas por colaboradores produtivos, você como gestor(a) deve conhecer muito bem as metas e os objetivos da empresa, além de conseguir passá-las com clareza para todos da equipe.

É muito comum as empresas definirem metas. O que não é comum são essas definições serem feitas de uma forma assertiva utilizando um método como por exemplo a metodologia SMART que serve tanto para a definição de metas pessoais como de metas empresariais.

Outro equívoco cometido também por muitas empresas é o de não deixar claro para o colaborador o que é esperado dele diariamente, ou seja, não é feita a definição de metas diárias viáveis e isso pode sabotar todo um planejamento de objetivos feitos pela empresa.


O direcionamento do foco da equipe e a definição de metas são duas ações primordiais para aumentar a produtividade no trabalho em equipe, veja:

Direcionamento do Foco da Equipe:

Analise toda a operação e quebre em pequenas tarefas diárias para que a equipe consiga ter uma visão do que precisa ser feito dia após dia para chegar no objetivo definido.

No livro A Única Coisa, de Gary W. Keller, o autor explica como a sua empresa começou a obter grande sucesso quando ele direcionou o seu foco e concentração em uma única coisa.

Com você e sua empresa não deve ser diferente. É preciso ter um olhar sistêmico e reconhecer que nem todas as coisas têm a mesma importância dentro da sua empresa.

Deixe muito claro para toda a equipe qual é a missão (tarefa) mais importante do dia, da semana, do mês e assim sucessivamente.

Defina indicadores:

Sem indicadores você nunca saberá no que melhorar para fazer os ajustes necessários.

Por isso, a definição de indicadores é essencial para análise de desempenho da equipe e, consequentemente, das operações da organização.

Se é uma equipe de vendas, por exemplo, verificam-se a quantidade de ligações realizadas e quantas deveriam ter sido feitas. A produtividade da sua equipe de vendas pode ser medida (indicador) pela porcentagem de telefonemas realizados.

Caso o número da porcentagem estiver na média ou abaixo da média, talvez sua equipe poderá estar desmotivada e será necessário estratégias de engajamento de equipes.

2 - Gerar Engajamento na Equipe









O engajamento está alinhado a produtividade, ou seja, colaborador satisfeito é colaborador produtivo.

O trabalho em si já existe a muito tempo, porém, o conceito de trabalho foi se modificando com o passar dos séculos.

Em latim, a palavra “trabalho” significa “Tripallium”. “Tri” significa três e “pallium”, paus. Antigamente, Tripallium era um instrumento de tortura formado por três (tri) paus (pallium). As pessoas eram torturadas em três (tri) paus (pallium). Logo, via-se trabalho como tortura. Porém, com a evolução da sociedade, o conceito mudou-se completamente. 

Atualmente, os motivos que levam a pessoa a trabalhar não é mais apenas a necessidade financeira (lógico que o financeiro é um fator primordial para satisfazer as necessidades básicas), mas sim a possibilidade de cultivar relacionamentos com outras pessoas, o desejo de pertencimento, de ser útil, de fazer parte da construção de um legado, de viver o seu propósito de vida em um local em que valores morais estejam alinhados dentre outros motivos. É verdadeiramente um tema longo e de calorosas “discussões”, principalmente quando se analisa os motivos pelos quais as gerações trabalham e como cada geração encara o laborar.

Logo, fica evidente que a produtividade de um colaborador está diretamente ligada ao nível de satisfação que ele têm na empresa e, principalmente, se os valores de ambos, organização e colaborador, estão alinhados.

Confira a seguir algumas formas para se criar um ambiente que faça com que os colaboradores sejam mais produtivos:

2.1 Crie um Ambiente Meritocrático

Colaboradores de empresas que reconhecem o desempenho e a dedicação de cada ser são, consequentemente, mais produtivos.

Ao contrário do que muitos imaginam, um ambiente meritocrático não se resume a uma empresa que vive dando promoções, até porque no caso de micro e pequenas empresas e dependendo de determinados setores não haverá tantos cargos assim.

É possível trabalhar a meritocracia utilizando benefícios como comissões e prêmios para o melhor desempenho em determinado período.  

O que deve se atentar é para que se mantenha a equidade em todo o processo meritocrático, evitando favoritismos e preconceitos, sejam eles de qualquer natureza..

Se você, como gestor(a), deseja aumentar a produtividade da equipe, terá que saber lidar com a grande diversidade cultural presente nos dias de hoje, principalmente das diversidades das gerações. 

2.2 Dê abertura para novas ideias

Um dos maiores porquês de uma pessoa continuar ou não em uma empresa é o sentimento de fazer parte de algo importante.

Quer aumentar o sentimento de pertencimento? Nada melhor que proporcionar à equipe a abertura para sugestões e ideias para o negócio.

Em reuniões para o compartilhamento de ideias, mais conhecidas como reuniões de Brainstorming, muitas vezes se busca um senso comum entre as ideias, ou seja, uma concordância de ideias entre todos. E com certeza esse não é o melhor caminho a ser tomado, visto que a probabilidade de um grupo grande concordar integralmente com tudo é muito baixa.

Essa atitude faz com que muitos colaboradores acabam não compartilhando suas ideias por medo de estar indo contra uma ideia aceita por todos.

Para evitar que isso aconteça, facilite o compartilhamento de ideias por meio do incentivo nas reuniões. Ofereça incentivos e bonificações quando um projeto concretizado proporcionar melhoria para a empresa.

Ao participar ativamente das reuniões de Brainstorming, o colaborador se sentirá parte de algo e, consequentemente, a produtividade no trabalho em equipe aumentará.

2.3 Melhore a qualidade de vida no trabalho

Pensar em qualidade de vida no contexto do trabalho pode parecer estranho, porém a produtividade da equipe é bastante influenciada pela maneira que o colaborador se vê e como se sente no seu ambiente de trabalho.

Se no ambiente de trabalho ele não desfruta de bons relacionamentos, se as condições de trabalho afetam negativamente sua condição física, se ele sente que a remuneração não está de acordo com a energia que desempenha, se tem problemas por parte de uma “liderança desequilibrada" e se não é reconhecido pelo seu trabalho, ele pode ficar desmotivado e sua produtividade pode cair significativamente.

Volte seu olhar para as seguintes ações:

- Facilite o relacionamento e a interação de toda equipe e da organização;

- Tenha um plano de carreira para cada colaborador;

- Inclua a participação da equipe na tomada de decisões;

- Disponibilize um ambiente de trabalho ergométrico. 

3 - Fornecer Ferramentas Digitais Eficientes









Não basta direcionar a equipe para o trabalho a ser realizado. É preciso fornecer as ferramentas corretas.

Por mais que algumas empresas ainda estejam relutantes ao avanço tecnológico, ele está aí e se faz necessário a todas as empresas uma adaptação rápida e precisa.

“Se estiver embotado o ferro, e não se afiar o corte, então se deve pôr mais força;” Eclesiastes 10.10

As ferramentas digitais possibilitam a resolução de problemas muito mais rápido do que antigamente. Se antigamente era necessário ligar para um cliente para avisar sobre uma inadimplência, hoje, em até 30 segundos ou menos, é possível informá-lo via e-mail ou qualquer outro meio de comunicação digital.

Você como gestor(a) precisará estar atento às mudanças diárias que acontecem no mercado e visualizar quais são as ferramentas compatíveis com as necessidades de sua empresa e que proporcionar-se-ão o aumento da produtividade.

"Empresas são feitas de pessoas. Transformando pessoas, transformar-se-á a empresa em uma máquina poderosa de geração de resultados."

Tenha em mente: pessoas não são Jet Ski, que viram rapidamente. “Pessoas são navios”. Viram gradual e lentamente, desde que direcionadas por meio de uma liderança educadora.

Quer resultados para anos? Plante e cultive sementes… Quer resultados para uma década? Plante e cultive árvores… Quer resultados para décadas e décadas, quiçá para séculos? “Plante e cultive gente”. Pense nisso...


Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer. 

Inscreva-se em nossa NewsletterReceba todas as promoções, novos cursos e eventos em seu e-mail.
Imagem de destaque do Artigo: Descubra os Custos Invisíveis Que Podem Estar Prejudicando sua Empresa

Descubra os Custos Invisíveis Que Podem Estar Prejudicando sua Empresa

Descubra os Custos Invisíveis Que Podem Estar Prejudicando sua Empresa. Neste artigo, você vai descobrir o que são, como identificar e eliminar os custos invisíveis que podem estar prejudicando a sua empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: 07 Formas Práticas para Melhorar o Atendimento ao Cliente da sua Empresa

07 Formas Práticas para Melhorar o Atendimento ao Cliente da sua Empresa

07 Formas Práticas para Melhorar o Atendimento ao Cliente da sua Empresa. Neste artigo, você vai aprender como melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa e consequentemente aumentar os resultados do seu negócio. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!! ...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: 04 Principais Tipos de Indicadores de Desempenho para sua Empresa

04 Principais Tipos de Indicadores de Desempenho para sua Empresa

04 Principais Tipos de Indicadores de Desempenho para sua Empresa. Neste artigo, você conhecerá os 04 principais indicadores de desempenho para utilizar na sua Empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo