07 Formas Práticas para Melhorar o Atendimento ao Cliente da sua Empresa
07 Formas Práticas para Melhorar o Atendimento ao Cliente da sua Empresa. Neste artigo, você vai aprender como melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa e consequentemente aumentar os resultados do seu negócio. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!
- O que é Atendimento ao Cliente?
- Qual é a importância do Atendimento ao Cliente?
- Princípios de um bom atendimento ao cliente
- 07 Formas Práticas para Melhorar o Atendimento ao Cliente da sua Empresa
- 1 - Alinhe a linguagem da equipe:
- 2 - Melhore a interação com o cliente:
- 3 - Crie novos canais de comunicação:
- 4 - Invista em tecnologia:
- 5 - Crie uma jornada do cliente:
- 6 - Melhore a Experiência de Atendimento para os Colaboradores:
- 7 - Melhore o atendimento continuamente:
- Conclusão
Se você é um empresário, e deseja melhorar os resultados da sua empresa, é imprescindível e primordial que invista constantemente na melhoria do atendimento ao cliente da sua empresa. Por isso, pensando em te ajudar nessa tarefa, separei para você 07 formas práticas para melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa.
O que é Atendimento ao Cliente?
Antes de mais nada, permita-me fundamentar bem o conceito de atendimento ao cliente para que não haja dúvidas na hora da implementação das formas práticas que irei te passar aqui.
O atendimento ao cliente trata-se do conjunto de todos os esforços que a sua empresa desempenha para atender os seus clientes. E, para fazer isso, essa área não atua somente na solução de problemas, mas também na melhoria da experiência dos consumidores dentro da empresa. Tudo isso precisa ser feito de forma sistêmica, cíclica e contínua. Por meio do atendimento aos clientes, é possível:
- Sanar as dúvidas frequentes dos seus clientes
- Disponibilizar as informações que os clientes desejam;
- Informar sobre os produtos e serviços que os clientes procuram;
- Solucionar os problemas dos clientes com rapidez e de forma satisfatória.
Não se engane, não é pouca coisa! Qualquer empresa pode receber clientes e tentar vender seus produtos e serviços, mas realmente atender aos itens que acabei de citar acima é somente para empresas realmente comprometidas. Ter claro em sua mente o conceito de atendimento pode ser o “divisor de águas” para o seu negócio.
Qual é a importância do Atendimento ao Cliente?
Quanto a importância do atendimento ao cliente, o raciocínio é simples: quando um cliente recebe um excelente atendimento, e faz a aquisição de um bem ou serviço que atende ou supera suas expectativas, ele fica feliz. Essa felicidade em ter um desejo atendido ou um problema resolvido o leva a procurar a sua empresa novamente e a trazer novos consumidores para ela. E todo bom empresário sabe que a melhor propaganda é aquela feita por um cliente satisfeito.
É importante ressaltar que o contrário também é verdade. Ou seja, se sua empresa não prestar um bom atendimento e não resolver o problema do cliente, além dele procurar por outra empresa, é provável que fale mal da sua empresa. Por isso, esteja sempre atento à qualidade do seu atendimento e mantenha seu foco em gerar valor para o cliente.
Princípios de um bom atendimento ao cliente
Estamos quase chegando às 07 formas práticas de melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa. Precisamos alinhar só mais alguns pontos antes. Esses pontos são detalhes fundamentais para que o atendimento ao cliente seja eficaz. Estou falando sobre os princípios de um bom atendimento ao cliente.
Com a transformação digital vivida atualmente, e a entrada cada vez maior da Inteligência Artificial, a robotização, mesmo que parcial dos atendimentos, apesar de seus pós, pode ser vista com maus olhos pelos clientes. Ou seja, a falta do contato humano pode aumentar o tempo de resolução de um problema. Por isso, é importante manter alguns princípios para um bom atendimento ao cliente. Confira alguns deles:
Seja empático – praticar a empatia pode te levar a outros patamares. Coloque-se no lugar do seu cliente sempre que tiver algo a solucionar;
Tenha visão – com isso você pode se antecipar ao problema. Ter consciência do que pode dar errado, e já ter uma solução, é uma forma rápida de apresentar a saída quando algo fora do script acontecer;
Seja proativo – Quem não gosta de surpresa? Todo mundo gosta, principalmente seu consumidor, que não está esperando isso de você;
Conheça seu cliente – e, dessa forma, se comunicar de maneira adequada. Cada pessoa tem um nível de conhecimento e cultura. Estude seu cliente para entender sua necessidade e acertar na oferta do produto.
07 Formas Práticas para Melhorar o Atendimento ao Cliente da sua Empresa
Enfim chegamos às 07 Formas Práticas para Melhorar o Atendimento ao Cliente da sua Empresa. Então, se você ainda não abriu seu bloco de notas, faça isso agora para já criar um plano de ação para cada uma das formas abaixo.
1 - Alinhe a linguagem da equipe:
Para conseguir obter sucesso no atendimento ao cliente, é fundamental alinhar a linguagem da sua equipe de atendimento. Na verdade, o ideal é que a linguagem de toda a sua empresa seja parecida ao falar com o público. Dessa forma, os clientes passam a enxergar sua empresa de forma única.
Evidentemente, cada funcionário tem sua singularidade. Porém, é preciso que a sua equipe esteja bem treinada e com a linguagem alinhada à cultura da empresa.
2 - Melhore a interação com o cliente:
Ter funcionários com as habilidades necessárias é um bom começo. No entanto, eles precisam se relacionar com seus clientes, ou seja, melhorar a comunicação com cada um deles. E que forma melhor de melhorar a comunicação do que praticando a escuta ativa?!
A escuta ativa faz com que os seus clientes se sintam verdadeiramente ouvidos. Por isso, procure esclarecer e parafrasear as perguntas que os clientes fizeram a você para garantir que você os entendeu.
Lembre-se que a escuta ativa só funciona quando sua equipe está realmente interessada em criar empatia para com os clientes e a compreender os sentimentos deles.
3 - Crie novos canais de comunicação:
Os tradicionais canais de comunicação, como, por exemplo, o telefone, já não são tão utilizados como eram antes. Com a chegada das redes sociais, novos pontos de contato para realizar os atendimentos foram criados. Por isso, sua empresa precisa se preocupar em descobrir como pode aproveitar esses canais de comunicação.
Lembre-se que para ser assertivo nas definições dos novos canais de comunicação é necessário realizar um mapeamento de quais plataformas seus clientes mais estão presentes. Dessa forma, será possível promover atendimento em diversas frentes, para diversos públicos diferentes e maximizar o atendimento aos clientes.
4 - Invista em tecnologia:
O atendimento ao cliente, assim como qualquer outra área da empresa, possui processos a serem executados, e isso faz total sentido tanto para a produtividade de uma empresa, quanto para uma melhor experiência do cliente na empresa.
O problema é quando esses processos são morosos e acabam impactando negativamente essa experiência. Por isso, uma excelente alternativa é investir em tecnologias que otimizem os processos da empresa, garantindo, dessa forma, a qualidade dos atendimentos.
5 - Crie uma jornada do cliente:
Quando se ouve falar sobre jornada do cliente, o que se está falando é a jornada da criação de uma experiência, do começo ao fim com seus clientes, ou seja, desde o primeiro contato do cliente com a sua empresa, até o momento da aquisição do produto ou serviço ofertado a ele.
A jornada do cliente não se trata apenas de processos e ações, ela vai além, pois trabalha buscando superar as expectativas dos clientes “fazendo tudo com excelência”.
Por meio da criação de uma jornada do cliente, você será capaz de perceber quais etapas do atendimento da sua empresa precisam de ajustes para melhorar a experiência do cliente.
Um livro que pode te ajudar a entender mais a importância da jornada do cliente e como criar uma, é o livro O Jeito Disney de Encantar Clientes.
6 - Melhore a Experiência de Atendimento para os Colaboradores:
Pode ser que, para você, essa possa ser uma forma um tanto estranha, porém, se você parar e pensar, perceberá que, na verdade, são os seus colaboradores os responsáveis por realizar quase que 100% do atendimento aos clientes que visitam sua empresa. Por isso, é de extrema importância que eles estejam sempre motivados e engajados a oferecer uma qualidade mais elevada durante o contato com o cliente.
7 - Melhore o atendimento continuamente:
A sétima e última dica é uma dica que você precisa aplicar em tudo que fizer não só na sua empresa, mas na vida. Criar um bom atendimento no começo do negócio não é suficiente. Daqui a 10 anos, alguns aspectos do atendimento mudarão e você precisará fazer novas adaptações e melhorias.
A minha sugestão é que você invista o máximo possível em colher feedback de todos os envolvidos no processo de atendimento aos clientes, tanto de funcionários, quanto dos próprios clientes. E por meio dessas informações, com análises de como o mercado está se movimentando, faça as mudanças necessárias.
Conclusão
Chegamos ao fim deste artigo. A minha última orientação a você empresário, líder e gestor é que você se prontifique a colocar todas as 07 formas para melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa em prática. Lembre-se que é através da ação que os resultados são obtidos.
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Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão de Negócios e Master Trainer.