Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte nossa Política de Privacidade.

Prossegur
Blog da AUGE

Navegue e descubra tudo o que você precisa para alcançar o próximo nível...

Imagem de destaque do Artigo: O que é PNL?

O que é PNL?

17/02

O que é PNL? Neste artigo, apresentamos uma breve explicação sobre a história, os conceitos, e os benefícios da PNL para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!

Conteúdo:

O autoconhecimento, além de ser o melhor caminho, é o primeiro passo a se dar em busca do desenvolvimento pessoal e profissional.

Diferente de um computador ou de algum equipamento, o Ser Humano veio ao mundo sem um manual de instruções. Ou seja, sem um manual do usuário. Mas de forma alguma quer dizer que não existe um manual. Existe sim. E o manual se chama PNL (Programação Neurolinguística).

Clique aqui para assistir ao vídeo deste artigo.

Breve História

A PNL (Programação Neurolinguística) teve início com apenas duas pessoas, Richard Bandler e Frank Pucelik. Na Universidade de Santa Cruz, Califórnia, eles iniciaram pesquisas e estudos em relação aos resultados de grandes terapeutas da época, sendo eles Milton Erickson, hipnoterapeuta, Virginia Satir, terapeuta familiar, e Fritz Perls, terapeuta responsável pelo desenvolvimento da terapia gestalt.

Suas pesquisas tinham como objetivo modelar esses terapeutas e discernir padrões internos e externos utilizados por eles que os tornavam tão bem-sucedidos em suas atividades.

Ao identificarem os padrões e colocarem em prática, verificaram que funcionavam perfeitamente. Porém, ao ensinar as técnicas, seus alunos não conseguiam os mesmos resultados.

Foi então que John Grinder (Linguista e professor de Bandler) juntou-se aos pesquisadores conseguindo descobrir o que faltava à PNL (Programação Neurolinguística).

Conceitos

Como já citamos, a PNL é o manual da mente humana. O termo PNL que significa Programação Neurolinguística é divido em 3 (três) palavras:

(1) Programação:

Representa a maneira como segmentamos nossas ações para alcançarmos resultados. É o estudo de como as pessoas funcionam em sua mente. Parte do pressuposto que as pessoas vêm sendo programadas, em sua mente, por meio de experiências vividas em seu meio, desde antes de seu nascimento. Dessa programação mental resultam nossos comportamentos.

(2) Neuro:

Representa a forma como a nossa mente funciona e como pensamos. Estuda os sistemas e processos neurológicos (relação mente e corpo) que formam a base dos comportamentos e das emoções de sucesso.

(3) Linguística:

Representa como usamos a linguagem (verbal e não-verbal) e como ela nos afeta. Estuda a linguagem verbal e não-verbal dos comportamentos e das emoções humanas. Toda forma de comunicação expressada é comandada de uma forma ou de outra pela mente consciente e inconsciente.

“O ser Humano é um Computador que veio ao mundo sem o manual do usuário”.

A PNL consiste em pegar algo que funciona e fazer uma engenharia reversa de como os processamentos da mente são feitos para que aquilo aconteça daquele jeito.

Hoje, por meio de vários estudos, constatou-se que 95% das nossas decisões são tomadas a nível emocional e apenas 5% de nossas decisões são tomadas a nível racional.

Isso significa que quando você se propõe a fazer uma caminhada, uma dieta ou algo que você precise se dedicar, você inicia e para no meio do caminho.

Esse ciclo de autossabotagem e procrastinação ocorre porque, nas situações descritas, as nossas decisões estão sendo tomadas a nível inconsciente.

Quando a pessoa aprende a operar e a manusear a mente por meio da PNL, ela consegue acelerar os seus resultados e, consequentemente, melhorar sua vida pessoal, seus relacionamentos, administrar os seus conflitos internos, além de traçar um plano para alcançar os objetivo e sonhos almejados para sua vida.

Programação Neurolinguística (PNL) é o manual de como a linguagem, seja verbal ou seja não verbal, afeta o sistema nervoso. É uma verdadeira instrução de como as pessoas se intercomunicam. Para fechar com chave de outro, traz diversas ferramentas que facilitam as relações humanas.

Ferramentas

A PNL é a base de várias ferramentas que auxiliam na transformação e na evolução de um indivíduo nas diversas áreas de sua vida. Entre as ferramentas mais efetivas, separamos 3 (três) para o seu conhecimento.

(I) Ancoragem:

O estado emocional em que nós nos encontramos direciona de forma direta a maneira como agimos e reagimos a determinadas situações.

A ancoragem é uma técnica da PNL utilizada a fim de reproduzir um estado emocional vivido em alguma ocasião pela pessoa. Ela não só é capaz de criar respostas associadas a um estímulo como também é uma técnica capaz de modificá-las.

O indivíduo pode escolher um momento onde ele teve sentimentos positivos. Ao utilizar/disparar a âncora, o cérebro busca os sentimentos daquele momento e faz com que as mesmas sensações sejam sentidas no presente.

A criação de uma âncora pode envolver palavras ou gestos que remetem a um determinado momento ou condição emocional agradável e significativa para você. Esse é um atalho muito considerável para sair de situações de pânico, stress ou momentos desafiadores que demandam ações com maior nível de entusiasmo e autoconfiança.

(II) Rapport:

O Rapport é uma técnica usada para criar uma conexão de empatia com outra pessoa. O rapport é uma técnica muito utilizada contexto de relacionamentos pessoais ou profissionais. É uma técnica capaz de criar laços de compreensão entre dois ou mais indivíduos.

Uma de suas práticas mais comum é o espelhamento que consiste na pessoa acompanhar alguns elementos da linguagem corporal da outra pessoa (como movimentos, gestos, expressões faciais, respiração, entre outros).

(III) Ressignificação:

A técnica da ressignificação vai muito além do que apenas procurar pontos positivos em algo negativo. Ela é a capacidade de transformar uma visão de mundo distorcida e de eliminar a sensação de fracasso.

Quando um indivíduo escolhe ressignificar algo, ele escolhe transformar uma experiência negativa pela qual passou em sua vida numa experiência de evolução e aprendizado do seu próprio ser.

Benefícios

A PNL trabalha como uma caixa de ferramentas de construção de soluções. Ao utilizar as técnicas, viver diariamente a PNL (lembre-se: PNL é vivência), você se torna capaz de fazer escolhas mais inteligentes. Passa a ver e a analisar o mundo de uma perspectiva promissora, a encontrar soluções em meio a situações tensas desafiadoras.

Com as técnicas de PNL, você se torna capaz de gerenciar seus pensamentos e emoções, tornando-se um líder de si mesmo, elevando sua performance em todas as áreas de sua vida. Como consequência, aumentará a sua capacidade de atingir metas e objetivos. Ou seja, passar a ser uma pessoa mais feliz, plena e com uma sensação de realização.

A PNL também nos permite “o aprender” a excluir pensamentos negativos que são cultivados ou criados por meio de influências internas ou externas. Por fim, a PNL faz com que a pessoa amadureça nos aspectos mais íntimos de sua existência, além de dar um salto no amadurecimento da sua inteligência emocional.

Clique aqui e acesse mais conteúdos relevantes como este.

Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer.

Inscreva-se em nossa NewsletterReceba todas as promoções, novos cursos e eventos em seu e-mail.
Imagem de destaque do Artigo: Descubra os Custos Invisíveis Que Podem Estar Prejudicando sua Empresa

Descubra os Custos Invisíveis Que Podem Estar Prejudicando sua Empresa

Descubra os Custos Invisíveis Que Podem Estar Prejudicando sua Empresa. Neste artigo, você vai descobrir o que são, como identificar e eliminar os custos invisíveis que podem estar prejudicando a sua empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: 07 Formas Práticas para Melhorar o Atendimento ao Cliente da sua Empresa

07 Formas Práticas para Melhorar o Atendimento ao Cliente da sua Empresa

07 Formas Práticas para Melhorar o Atendimento ao Cliente da sua Empresa. Neste artigo, você vai aprender como melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa e consequentemente aumentar os resultados do seu negócio. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!! ...

Ver artigo completo
Imagem de destaque do Artigo: 04 Principais Tipos de Indicadores de Desempenho para sua Empresa

04 Principais Tipos de Indicadores de Desempenho para sua Empresa

04 Principais Tipos de Indicadores de Desempenho para sua Empresa. Neste artigo, você conhecerá os 04 principais indicadores de desempenho para utilizar na sua Empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!...

Ver artigo completo