Como Aumentar a Performance da Equipe
Liderança. Estratégia. Gestão de Pessoas. Conscientizar-se de ter pessoas competentes na função é o primeiro passo para formar uma equipe de alto desempenho.. CLIQUE AQUI E CONFIRA!!!
Táticas eficazes para aumentar a performance da equipe
Imagine sua equipe obtendo maiores e melhores resultados? Seria extraordinário!
Uma das melhores táticas é colocar as pessoas da equipe na função em que elas rendem mais. Conhecer as pessoas e suas competências é fundamental para concretizar essa estratégia. Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes de um indivíduo.
Cada membro da equipe tem algo especial que pode ser utilizado para desempenhar determinada tarefa. Então, o ideal é colocar a pessoa na atividade para a qual ela tem competência. O desempenho será melhor e a pessoa ficará mais feliz.
Uma pessoa com potencial, mas sem competência para a função, pode ser treinada.O Coaching é uma ferramenta fantástica para o desenvolvimento de competências. O líder (ou gestor) precisa ficar atento e alocar as pessoas nas funções compatíveis com seu perfil.
Um operador da linha e montagem exercia as atividades com altos índices de erro.Então, foi demitido. Tempos depois, ele começou a trabalhar, com altos índices de performance, numa atividade que exigia competências bem específicas como habilidades para trabalhar em alturas com alto grau de stress. Uma função para poucos. O rapaz era muito competente. Mas não na função de montador de linha de montagem.
Um analista de planejamento de materiais estava com um desempenho insatisfatório.Analisando melhor as competências do rapaz, o gestor vislumbrou a possibilidade dessa pessoa trabalhar como almoxarife. Ao ser remanejado de função, verificou-se um alto grau desempenho por parte do colaborador. Ele passou a exercer as atividades com mais cuidado, foco e dedicação.
Conscientizar-se de ter pessoas competentes na função é o primeiro passo para formar uma equipe de alto desempenho. Logo, assim como um técnico de futebol, uma grande tarefa do gestor é ficar atento aos seguintes requisitos:
(1) Pessoas com as competências certas para cada função;
(2) Processos bem definidos;
(3) Responsabilidades claras;
(4) Metas estabelecidas; e
(5) Autodisciplina.
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Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer.