O Guia Básico Para Fazer a Equipe Aderir a Cultura da Empresa
O Guia Básico Para Fazer a Equipe Aderir a Cultura da Empresa. Neste artigo, apresento o guia básico para que você consiga fazer sua equipe aderir a cultura da empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!
A cultura organizacional é um dos pilares mais importantes de uma empresa. Ela é o “modus operandi'' do negócio, e todo empresário que almeja o crescimento e a expansão de seus empreendimentos sabe que precisa não apenas defini-la, mas fazer com que toda a equipe viva diariamente a cultura definida..
Por isso, pensando em ajudar você, separei este artigo em que explico 3 formas para fazer a sua equipe aderir à cultura da empresa.
Qual o Conceito de Cultura
Segundo o Wikipédia, o conceito de cultura é o seguinte: “A cultura organizacional é a cultura em seu sentido antropológico, existente em uma organização, e que é composta por práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, além de princípios, crenças, cerimônias, políticas internas e externas, sistemas, jargão e clima organizacional. A cultura influencia todos os membros dessa organização como diretrizes e premissas para guiar seus comportamentos e mentalidades.”
Não tenho nada a discordar dessa definição. Porém, prefiro sintetizar tudo o que já foi dito sobre cultura nos mais diversos artigos e teses acadêmicas em uma pequena frase: A Cultura é o Gestor Invisível da sua Empresa. Permita-me explicar melhor.
Se você tivesse que viajar a negócios durante um mês, você poderia afirmar, com 100% de certeza, que em sua empresa as coisas continuariam funcionando da mesma forma como se você estivesse lá?
Pela minha experiência, sei que a maioria das respostas não costuma ser satisfatória. Porém, não se iluda, isso não é o “normal”. Na verdade, essa pergunta evidencia uma realidade a respeito das empresas: elas não possuem uma cultura estabelecida.
No entanto, independente se o empresário definiu ou não uma cultura, a empresa tende a se movimentar com base em um dos 4 tipos de cultura. Tenho um artigo em que explico como cada uma dessas culturas funciona. A minha sugestão é que você faça a leitura antes de avançar a leitura deste artigo, já que antes de pensar em como fazer a sua equipe aderir à cultura da empresa é preciso ter certeza de que já existe uma cultura estabelecida.
O artigo é: Como Criar e Implementar uma Cultura Forte na sua Empresa
3 Formas para Fazer a Equipe Aderir à Cultura da Empresa
Se você como empresário e líder não conseguir criar vínculo entre seus colaboradores e a maneira de funcionar da sua empresa, será muito difícil atingir os objetivos e as metas definidas. Por isso, sem mais delongas, vamos às 3 Formas para fazer a sua equipe aderir à Cultura da Empresa.
1 - Execute o DNA da empresa:
O propósito, a missão, a visão e os valores do negócio não são para estarem de enfeite na parede da sua empresa. Você como empresário precisa ter muito claro como a sua empresa impacta a sociedade, onde ela deseja chegar e como as decisões são tomadas.
Quando o DNA da empresa está claro para todos é muito mais simples a equipe aderir à cultura, pois todos os dias todos tomam decisões e agem com base no DNA definido.
O processo de documentar o DNA da empresa não é feito para que a captação de novos investidores seja mais fácil, mas sim para que qualquer pessoa que adentre na empresa entenda de antemão quais são as diretrizes do “modus operandi” de onde irá trabalhar.
2 - Contratar com base na cultura:
Construir uma equipe com base na cultura demanda bem menos trabalho do que fazer uma equipe aderir a uma cultura. A ideia é fazer uma engenharia de cargos, montar o perfil ideal de profissionais para os respectivos cargos e contratar com base nesses perfis.
Durante os seus processos seletivos, selecione pessoas que podem até mesmo estimular os demais funcionários da empresa, ou seja, contrate profissionais que possuem uma mentalidade de dono para o seu negócio. No entanto, ao trazer esse estilo de funcionário, esteja certo em garantir um ambiente agradável que estimule as ideias e principalmente dê autonomia a eles.
3 - Ofereça recompensas:
Um funcionário que não se sente reconhecido provavelmente ficará desmotivado a colocar em prática as ações que são valorizadas pela empresa, ou seja, a disseminação da cultura não acontece. Por isso, uma estratégia é recompensá-los pela execução.
Uma excelente forma de fazer isso, além dos feedbacks, é traçar um roteiro profissional para esses funcionários. Em outras palavras, oferecer oportunidade de crescimento dentro da empresa. Na verdade, a minha sugestão é que você já tenha um modelo de plano de carreira definido na sua empresa.
Tempo Médio de Resultados
Por mais excelentes que sejam as dicas citadas e a sua execução, como empreendedores, sabemos que nem sempre as coisas fluem tão rapidamente como deveriam. E é exatamente por essa percepção que esta questão é levantada: quanto tempo é necessário para minha equipe realmente aderir a cultura na minha empresa?
Por experiência, o que pude atestar é que, a depender do tempo de existência de uma determinada empresa, e de seu tamanho em número de colaboradores, para realmente se ter impacto cultural na organização dessa empresa, são necessários em média até 3 (três) a 5 (cinco) anos. Mas, a verdade é que cada caso é um caso. Ou seja, cada empresa terá sua análise e seu tempo de maturação.
Para muitos empresários esses números podem ser assustadores já que por um problema de turnover talvez o funcionário mais antigo não tenha nem 3 anos de empresa. Porém, isso não significa que melhores resultados não possam ser alcançados, pois podem.
Não existe mágica. Será necessário bastante empenho e persistência para que realmente as pessoas do seu negócio entendam e digam: “é assim que as coisas funcionam aqui.”
Se a sua equipe ainda não aderiu à cultura organizacional definida na sua empresa, comece agora mesmo a implementar as dicas deste artigo para que esse processo ocorra rapidamente e traga resultados eficazes para a sua empresa.
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Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer.