Descubra como Garantir que seus Funcionários Façam o que é Preciso na Empresa
Descubra como Garantir que seus Funcionários Façam o que é Preciso na Empresa. Neste artigo, apresento as melhores estratégias para garantir que seus funcionários façam o que é preciso na Empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!
Não seria ótimo se você pudesse ficar tranquilo em relação a se os seus funcionários fizeram ou não as atividades relacionadas a operação da sua empresa? Acredite ou não, se você tem que cobrar constantemente seus funcionários a fazerem o que é preciso na empresa, talvez eles estejam desmotivados.
A motivação dos funcionários de uma empresa está diretamente ligada a sua satisfação em relação ao ambiente de trabalho. Garantir essa satisfação é essencial para que eles produzam mais e melhor, para que a taxa de rotatividade esteja dentro do aceitável, e para que toda a equipe esteja engajada com os resultados da empresa.
Porém, para que seja possível usufruir de todos esses benefícios, a empresa precisa desempenhar ações que as tornem reais.
Confira a seguir algumas ações que você pode desempenhar na sua empresa:
1 - Crie um Canal de Comunicação Aberto:
Você pode criar um canal de comunicação aberta com os funcionários, ou seja, um canal onde eles poderão ser ouvidos, seja para falar sobre ideias ou receber feedbacks.
Criar um canal de comunicação aberta com os seus funcionários é uma das estratégias mais utilizadas pelas grandes empresas para tornar a gestão colaborativa. Esse estilo de gestão é bastante eficaz quando o assunto é o engajamento da equipe, e, talvez, adotá-lo possa fazer sentido para o seu negócio.
2 - Ofereça Benefícios:
Oferecer benefícios que vão além dos itens obrigatórios previstos em lei é uma excelente forma de motivar seus funcionários.
Pense comigo. Se você não se empenhar em ações que façam com que os funcionários se apaixonem pela sua empresa, como acredita que eles se sentiram diante os desafios?
Não estou falando sobre ter funcionários “mimados”, mas funcionários satisfeitos, engajados e com foco na missão. Por isso, nada melhor do que oferecer benefícios para fortalecer a relação entre o funcionário e a empresa, e até mesmo reduzir o turnover.
Você pode oferecer a possibilidade da flexibilização do horário de trabalho, pode oferecer bolsa de estudos, planos odontológicos, auxílio-creche para os funcionários e um dos mais interessantes na minha opinião pode fazer parcerias com organizações que possibilitem o bem-estar do funcionário, por exemplo, clubes aquáticos, cinemas, livrarias, etc.
3 - Dê autonomia e peça opiniões:
Dar autonomia para os funcionários e realmente pedir a sua opinião é outra forma de motivá-los. Isso porque nenhum funcionário pode se sentir motivado quando tem um chefe a todo momento microgerenciando suas tarefas.
Quando você dá autonomia para seu funcionário, ele sente que tem liberdade para fazer o trabalho do seu jeito (respeitando a cultura organizacional da empresa), ele se torna mais animado e engajado.
Se você não deixar de microgerenciar as tarefas da sua equipe, além de não motivá-los, ainda aumentará a rotatividade de funcionários, reduzirá a produtividade e jamais será visto como um verdadeiro líder.
4 - Dê feedbacks:
Você precisa ter enraizado na cultura da sua empresa o hábito de dar feedback positivo. Elogiar e reconhecer os pontos positivos dos seus funcionários, bem como indicar seus erros, mas sempre de maneira respeitosa, é fundamental para o desenvolvimento e comprometimento do funcionário em relação à empresa.
Descubra de uma vez por todas como dar Feedbacks de Forma Assertiva.
5 - Treine sua equipe:
Proporcionar treinamento para os funcionários é importante, não só pelo aperfeiçoamento das habilidades técnicas, mas também por ser uma estratégia de engajar e motivar toda a equipe.
Ao oferecer treinamento ao funcionário, ele sentirá que a empresa acredita no desenvolvimento de suas competências e que ele poderá crescer na organização. E para investir em treinamento não é necessário gastar “rios de dinheiro”. Até mesmo em um ambiente online, é possível criar trilhas de aprendizagem para todas as áreas.
6 - Cuide da saúde mental dos seus funcionários:
A última ação a citar não se trata apenas de motivar os funcionários, mas sim de se preocupar com o ser humano que faz parte da sua empresa.
Segundo os dados da Previdência Social, em 2017, cerca de 43,3 mil auxílios-doença foram pagos devido a episódios depressivos, fazendo da doença a 10ª com mais afastamentos. Outro dado importante é também da Previdência social que mostrou que cerca de 10% dos afastamentos foram de pessoas com transtornos mentais. E por mais que sejam informações estarrecedoras, a verdade é que os números continuam subindo, e doenças como a síndrome de burnout aparecem com mais frequência.
Faça uma análise profunda em sua empresa para entender o grau de exigência das tarefas para cada funcionário. Ouça a cada um deles, e pense em estratégias que possam solucionar resultados negativos das pesquisas.
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Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer.