Contratação: 03 Ações Indispensáveis para se Fazer
Contratação: 03 Ações Indispensáveis para se Fazer. Neste artigo, apresento 03 Ações Indispensáveis para se fazer antes de contratar um novo funcionário para a empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!
- 1 - Defina o Perfil Desejado
- 1.1 - Definir as Habilidades e Competências Necessárias:
- 1.2 - Ter Clareza das Funções do Cargo:
- 1.3 - Avaliar o nível de Inteligência Emocional:
- 2 - Divulgar da Maneira Certa
- 2.1 - Descrição da empresa:
- 2.2 - Qualificações e habilidades obrigatórias:
- 2.3 - Atribuições do cargo:
- 2.4 - Benefícios e outras informações:
- 3 - Preparar a Condução da Entrevista
- 3.1 - Introdução:
- 3.2 - Andamento:
- 3.3 - Encerramento:
- Conclusão
Conforme o crescimento operacional de uma empresa, é comum o aumento da necessidade de contratar novos funcionários. No entanto, nessas situações, as empresas encontram grande dificuldade, visto que a maioria delas não sabe como contratar pessoas que correspondam às necessidades do cargo em questão. Como solucionar isso?
Confira a seguir 03 ações indispensáveis a realizar antes de contratar um novo funcionário:
1 - Defina o Perfil Desejado
O primeiro passo para conseguir contratar um novo funcionário de forma assertiva é definir exatamente o que a empresa procura, ou seja, qual o perfil ideal para a vaga ofertada. Veja alguns pontos que devem ser considerados:
1.1 - Definir as Habilidades e Competências Necessárias:
O ponto de partida para qualquer contratação é a definição das habilidades e competências necessárias do candidato em relação às atividades a serem realizadas ao assumir a função. Porém, é preciso ir além das habilidades técnicas. A empresa precisa considerar a sua cultura e o seu DNA (missão, visão e valores), a fim de validar se o candidato possui características compatíveis com a empresa.
Dica: elabore uma lista com as informações sobre o DNA da empresa e as utilize como guia durante o processo de seleção.
1.2 - Ter Clareza das Funções do Cargo:
Antes mesmo de pensar em divulgar uma vaga, a empresa precisa ter total clareza de quais são as funções atribuídas àquele cargo.
Se a empresa precisa de um auxiliar administrativo, alguém para realizar visitas ao cliente ou um recepcionista, ela precisa ter tudo bem especificado para que os candidatos saibam quais serão as atividades exercidas caso sejam selecionados.
Esse cuidado é indispensável pelo fato que, muitas vezes, o candidato até possui as habilidades técnicas que a empresa precisa, porém, o cargo possui funções que talvez ele não queira desempenhar. É bem provável que, ao contratá-lo, problemas sejam enfrentados no futuro como, por exemplo, a improdutividade e a frustração
1.3 - Avaliar o nível de Inteligência Emocional:
Independente de qual seja o cargo, todo trabalho exige certa inteligência emocional das pessoas que o executam, isso porque é comum lidar com situações estressantes no dia a dia. Por isso, é importante avaliar esse aspecto a fim de encontrar pessoas que estejam realmente preparadas para lidar com questões que fazem parte do cotidiano da sua empresa.
2 - Divulgar da Maneira Certa
Por mais que seja verdade que bons profissionais estão em toda parte, para uma empresa conseguir contratar um novo funcionário que tenha os talentos alinhados às suas demandas, ela precisa fazer isso da maneira certa. Em outras palavras, da mesma forma com que a empresa investe e trabalha na publicidade de seus produtos e/ou serviços, ela também deve investir em boas práticas para atrair os potenciais funcionários.
Quanto à vaga em questão, a empresa precisa entender quais são as informações que precisam estar contidas na divulgação do anúncio, sendo elas:
2.1 - Descrição da empresa:
“Aqui é a hora de vender seu peixe”. O público que visualizará o anúncio da publicação precisa entender quem é a sua empresa, quando ela foi criada, quais são os produtos ou serviços oferecidos, quem são os principais clientes, qual o posicionamento da sua marca e também quais são os objetivos de mercado.
É extremamente importante destacar a missão, visão e valores, para dessa forma atrair somente as pessoas com características similares a cultura da empresa.
2.2 - Qualificações e habilidades obrigatórias:
Se você seguir a primeira orientação, você já terá uma descrição detalhada das habilidades e competências necessárias e obrigatórias para o cargo. E é nesse momento que elas já poderão ser usadas.
Ao colocar no anúncio um texto com características principais do cargo e as competências esperadas do profissional a ser contratado, as chances de receber currículos que não condizem com o perfil reduzem potencialmente.
2.3 - Atribuições do cargo:
Além das habilidades e competências necessárias, é fundamental deixar explícitas as atribuições do cargo, ou seja, as tarefas que serão desempenhadas pelo profissional. No caso de você ainda ter dúvidas sobre as funções do cargo, vale a pena reunir os funcionários do setor para descobrir as necessidades na equipe.
2.4 - Benefícios e outras informações:
A melhor forma de se diferenciar da concorrência é colocar os benefícios e informações importantes acerca da empresa. Por isso, deixe bem claro quais são esses benefícios. Por exemplo, vale-alimentação, vale-transporte, auxílio a pagamento de cursos, entre outros.
Entenda a importância qual a importância do Plano de Carreira para sua Empresa.
3 - Preparar a Condução da Entrevista
A aprovação do currículo é só o primeiro passo. A entrevista presencial ainda é o mais importante. É por meio da entrevista que será possível verificar a veracidade de todas as informações contidas no currículo e identificar se o candidato possui valores condizentes com o da empresa. A preocupação da empresa deve ser a de esgotar todas as dúvidas possíveis para poder fazer a contratação.
Sugiro a seguinte estrutura de entrevista:
3.1 - Introdução:
Busque deixar o candidato à vontade. Comece a entrevista com alguns minutos de conversa aleatória como, por exemplo, perguntar sobre o tempo, ou sobre o trânsito. Pode parecer que isso não tem muita utilidade, porém, ao criar um ambiente de confiança para o candidato, você perceberá a facilidade de receber as informações que precisa do candidato entrevistado.
3.2 - Andamento:
O ideal é que você já tenha um roteiro pré definido acerca das perguntas que irá fazer ao candidato. Lembre-se em equilibrar as perguntas entre as mais técnicas e as de teor comportamental.
3.3 - Encerramento:
Ao caminhar para o término da entrevista, ofereça ao candidato a chance de tirar as dúvidas sobre o cargo e sobre a própria empresa. Essa é uma ótima oportunidade para verificar se ele se preparou para a ocasião ou se está improvisando.
Conclusão
Espero que você execute essas 03 ações antes de iniciar o processo de contratação de um novo funcionário, pois, ao fazer isso, com certeza, evitará prejuízos para a sua empresa e obterá assertividade na contratação do profissional ideal para o seu negócio.
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Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer.