Onboarding - Como Criar um Processo de Integração e Rampagem na sua Empresa
Onboarding - Como Criar um Processo de Integração e Rampagem na sua Empresa. Você sabe qual é a importância de ter um processo de integração e rampagem de novos funcionários na sua empresa? Neste artigo, apresentamos um resumo prático de como deve ser a estrutura de Integração e Rampagem nas empresas. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!
- O que é o onboarding de novos funcionários?
- Qual a sua importância?
- Benefícios do Onboarding
- Retenção de talentos:
- Integração com a Equipe:
- Treinamento:
- Alinhamento de informações e expectativas:
- Redução do turnover:
- Como deve ser a estrutura do onboarding para aplicá-lo na prática
- Tire todas as dúvidas na contratação
- Crie um evento para receber o novo colaborador
- Faça um tour pela empresa e apresente o setor de trabalho
- Estimule a organização
- Antecipe ocorrências comuns
- Aplique um treinamento personalizado
- Utilize feedbacks constantemente
Um dos maiores desafios das empresa após a contratação de um novo colaborador é promover a integração dele aos processos internos e à cultura organizacional da empresa.
Por isso, investir em boas práticas de onboarding é fundamental.
Com o propósito de auxiliar você a estruturar um onboarding eficiente e eficaz na sua empresa, preparamos este conteúdo com os pontos mais importantes sobre esse processo.
O que é o onboarding de novos funcionários?
Onboarding é uma palavra vinda do inglês que tem o significado de: receber, integrar e promover uma ambientação.
O onboarding é um processo que visa integrar o novo colaborador à equipe, à cultura e à forma de operação da empresa, a fim de garantir a adequação (ambientação) e a retenção desse profissional.
É por meio desta integração que é possível ao colaborador adquirir os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para se tornar parte do time.
O onboarding envolve etapas como orientação, supervisão, acompanhamento e treinamento.
Qual a sua importância?
Muitas organizações ainda ignoram a importância do onboarding de contratados e realizam somente uma apresentação rápida sobre a empresa e a função a ser desempenhada.
Este não é um passo a ser seguido se a empresa deseja verdadeiramente reter os melhores talentos e se sobressair no mercado.
É a partir dos primeiros momentos do colaborador na empresa que será possível para ele ter uma visão de toda a organização e das funções que irá executar.
Por esse motivo, fica evidente que o momento ideal para de fato começar o processo de integração do colaborador é logo após a sua contratação. Esse é o momento em que o profissional está mais motivado e mais engajado em mostrar um bom trabalho, além de estar aberto para receber orientação e se adaptar com maior facilidade.
Após a admissão do profissional, é preciso inseri-lo na rotina da empresa e fazer com que ele se sinta integrado a ela. Isso contribui para um bom clima organizacional e evita o alto índice de turnover. Assim sendo, deve ser uma das grandes preocupações da gestão de RH.
Benefícios do Onboarding
O onboarding é importante por oferecer diversos benefícios tanto para a empresa quanto para o colaborador. A seguir, fique por dentro dos principais.
Retenção de talentos:
Atrair e reter talentos que possuem um alto desempenho é uma das prioridades da empresa, contudo essa não é uma tarefa fácil. É, verdadeiramente, uma atividade desafiadora...
O onboarding permite a construção de uma base sólida para as características intangíveis que diferenciam a cultura da organização. Usar isso para atrair e reter profissionais talentosos é uma excelente alternativa.
Integração com a Equipe:
O Onboarding favorece a integração dos recém-contratados com o restante da equipe. Uma apresentação formal envolvendo todos os membros é uma boa forma de integração, além de incentivar o entrosamento do time e melhorar o clima interno.
Treinamento:
Bons onboardings incluem o panorama geral sobre a empresa e também treinamentos específicos de cada área.
Mesmo que seja uma função que a pessoa desempenha há anos, ela precisa se adequar ao jeito como é feito dentro da empresa.
O momento do onboarding também é para treinar o novo colaborador para que ele cumpra suas demandas da forma que a empresa espera.
Alinhamento de informações e expectativas:
O onboarding educa e expõe aos contratados sobre quais são as medidas organizacionais.
Por isso, esse é o momento de explicar a história da empresa, alinhar a cultura, abordar os comportamentos condizentes a valores, missão e visão da organização, bem como esclarecer as normas, procedimentos e questões administrativas.
Redução do turnover:
O turnover é um indicador usado para apurar qual a taxa média de entrada e saída de funcionários de uma empresa. Ou seja, ele calcula o número de colaboradores que saíram e entraram na empresa durante um período específico de tempo.
Essa diminuição se dá pela sensação de pertencimento vinda do colaborador, fazendo com que seu vínculo com a contratante se fortaleça.
Um onboarding bem estruturado aumentará o sentimento de pertencimento do colaborador e fortalecerá o elo entre empresa e colaborador.
Um “onboarding aplicado” da forma correta fará com que as pessoas queiram ficar na empresa.
Como deve ser a estrutura do onboarding para aplicá-lo na prática
Para que o programa de onboarding dê certo dentro de uma empresa, ele precisa ser bem estruturado. Abaixo, veja como isso pode ser feito.
Tire todas as dúvidas na contratação
É no momento da contratação que informações como salários, benefícios, dentre outros dados importantes devem ser apresentadas e bem explicados com o objetivo de que tudo dê certo no momento da integração do novo colaborador.
Dica prática: encaminhe por e-mail (ou pelo canal de comunicação oficial da empresa) as informações sobre salário e benefícios, etc.. Agende o primeiro dia de trabalho para uma segunda-feira. Assim, você terá um período ininterrupto de uma semana para investir na "inserção do colaborador" aos valores e à cultura da organização.
Crie um evento para receber o novo colaborador
Faça com que o novo contratado veja que está sendo esperado. Mostre isso a ele deixando tudo planejado para a sua chegada à empresa. Crie um evento de boas-vindas no seu primeiro dia de trabalho.
É importante que a equipe esteja preparada para receber o novo colega. Para isso, é possível enviar um e-mail para o time de modo a apresentar o funcionário que está para chegar.
Dica prática: alguns dias antes da data de início de trabalho do colaborador, mande uma mensagem ou e-mail a ele a fim de demonstrar o sentimento de aguardo e o quanto a empresa está feliz por tê-lo como parte da equipe.
Faça um tour pela empresa e apresente o setor de trabalho
Realizar um tour pela empresa é primordial para o primeiro dia do colaborador. O intuído, ao fazer isso, é gerar um sentimento de familiaridade com a empresa.
Dentro desse processo de integração de recém-admitidos, é necessário considerar não só a companhia, mas também o setor e a equipe com os quais o colaborador trabalhará.
Dica prática: faça a apresentação aos demais funcionários, promovendo a integração da equipe de maneira menos formal.
Em seu primeiro dia, dê a sugestão de um almoço em conjunto para que o novo integrante possa ser apresentado e conhecer todos seus colegas de uma forma mais leve.
Estimule a organização
Forneça ao contratado um cronograma com compromissos e metas para o dia. Assim, a organização ficará evidente para o colaborador como um fator importantíssimo para o seu sucesso nos procedimentos da empresa.
É muito importante que ele se sinta valioso e saiba que várias expectativas giram em torno da sua contratação.
Dica prática: agende uma reunião com toda liderança a fim de passar instruções diretas de comportamentos ao novo funcionário para evitar erros comuns e para que consiga realizar as ações pelas quais é responsável de forma mais assertiva.
Antecipe ocorrências comuns
Em seu primeiro dia na empresa, é muito comum que o novo colaborador tenha muitas dúvidas, por exemplo, sobre os nomes das pessoas, necessidade de algum material complementar, localização dos departamentos, e várias outras coisas básicas.
Dica prática: crie um guia detalhado (documento), que contenha as dúvidas mais comuns no começo do trabalho, além das informações a que ele terá que recorrer até se acostumar à rotina de trabalho. O guia deve ser objetivo e atrativo.
Aplique um treinamento personalizado
Toda companhia e cada setor precisam de conhecimentos básicos específicos para a execução das atividades. Porém, apenas ensinar não é garantia de uma rápida absorção do conteúdo nem de retorno do investimento realizado no processo seletivo. Portanto, a importância da Educação Corporativa com trilha de aprendizagem de forma cíclica e contínua.
Conforme suas experiências prévias, ele poderá ter facilidade ou dificuldade em algumas atividades, que serão identificadas e solucionadas por meio dos treinamentos.
Dica Prática: invista no acompanhamento individual sobre as necessidades do colaborador contratado. Disponibilize capacitação extra em determinadas áreas para eliminar as dificuldades e estimule para que ele seja sincero sobre seus maiores desafios.
Utilize feedbacks constantemente
A melhoria contínua só é possível por meio do feedback. Assim, podemos identificar a existência de contratempos como conflitos entre a equipe, problemas de alinhamento com os valores do negócio, dificuldade na realização das tarefas e demais fatores que possam impedir o desenvolvimento e o interesse do novo funcionário.
Dica prática: reserve um tempo nas primeiras semanas para discutir sobre a contribuição do colaborador e também para o esclarecimento de dúvidas sobre os processos internos, pessoas, cultura organizacional, metas, entre outros assuntos importantes para o desenvolvimento da Companhia.
Considerações
Avalie as ações e elabore um plano de integração personalizado para sua empresa o mais rápido possível.
Com uma abordagem adequada, todos os colaboradores se sentirão integrados e unidos em prol de um objetivo em comum, que é o alcance do sucesso e a expansão da sua empresa.
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Por Antônio Júnior. Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer.